Fortaleza

UMA HISTÓRIA DE 286 ANOS (13 de abril de 1726)

Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".
Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2 500 194 habitante], sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 7 815,7 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil e a 91ª mais populosa do mundo. A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3 655 259 habitantes, sendo a sexta mais populosa do Brasil e a segunda do Nordeste. É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Fortaleza, tendo o 10º maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste, com 31,7 bilhões * de reais, é um importante centro industrial e comercial do Brasil, com o sétimo maior poder de compra do país. No turismo, a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior[16] parque aquático do Brasil, Beach Park. Em 2010 foi a capital do Nordeste mais procurada por viajantes nacionais, segundo um estudo do Hotéis.com. No cenário nacional, a capital cearense ocupou a 4ª colocação, atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS. Em 1996 a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades.
Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza. Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.
É a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5 608 km de Lisboa, em Portugal. É também uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.

 Teatro José de Alencar
O Teatro José de Alencar é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 e apresenta arquitetura eclética, sala de espetáculo em estilo art nouveau, auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com dois mil metros quadrados, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA); o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco; quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação; o Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral, do Instituto Dragão do Mar; a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho; e o Curso Princípios Básicos de Teatro.
A pedra fundamental do teatro foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, hoje Praça José de Alencar (Fortaleza), mas o projeto original não foi concretizado. Em 1904 é que foi oficialmente autorizada a construção do Teatro José de Alencar, através da lei 768, de 20 de agosto. Em 6 de junho de 1908 as obras oficialmente tiveram início, e as peças de ferro fundido que compõem a estrutura do teatro foram importadas de Glasgow, na Escócia.
No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Teatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro-jardim. Mas, o jardim mesmo, só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma que durou de 1974 a abril de 1975. O jardim ocupa todo o espaço vizinho ao teatro, pelo lado leste.
O novo prédio, conhecido como anexo, foi incorporado ao Teatro José de Alencar na reforma realizada de 1989 a 1990.
 Jardim Japonês
Esse é o mais novo point dos fortalezenses e turistas que passeiam pela Beira Mar de Fortaleza. Local agradável, com um lindo projeto arquitetônico, em meio a grande prédios e o calcadão da avenida. Agradável para um passeio em família no final de tarde ou a noite, quando é possível apreciar sua iluminação típica japonesa, contrastando com a modernidade e luxo dessa região da cidade. As opiniões sobre o lugar são diversas, positivas ou negativas, mas a grande verdade é que ele está lá, vermelho e imponente! Quer saber mais sobre o jardim e o que eu acho sobre ele, acompanhe esse post.

O espaço levou mais de 2 anos para ser construído e custou cerca de 2 milhões de reais, possui 1.900 m² e cerca de 50 espécie de plantas que compõe o projeto paisagista de Salomão Nogueira. Foi inaugurado em 11 de abril de 2011, em homenagem ao primeiro imigrante japonês que chegou a Fortaleza no ano de 1923, o Sr. Jussaku Fujita (rebatizado como Francisco Guilherme Fujita). O homenageado nasceu no Japão em 1907, constituiu família em Fortaleza e teve 14 filhos. Faleceu aos 90 anos (em 1997). A cosntrução do jardim também foi uma homenagem aos 285 anos da cidade.
Está localizado no metro quadrado mais caro da capital cearense na Av. Beira Mar, entre as ruas João Napoleão e Julio de Carvalho, onde antes era conhecido como Morro/Rampa do Granvile. Para chegar até aqui é bem fácil, basta caminhar no calçadão sentido Mercado dos Peixes (sol nascente). Para quem está na Feirinha de Artesanatos da Beira Mar, fica somente a 300mts do jardim, em frente as quadras de vôlei de praia
O espaço está aberto ao público todos os dias, das 8h-00h com entrada gratuita. A prefeitura em parceria com a secretaria de esportes do município, oferta aulas de Tai Chi Chuan as terças e quintas (17h as 17h50). Reserve 30 minutos para esse passeio, o local é pequeno, agradável e merece boas fotos.
 Centro Dragão do Mar
Centro Dragão do mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural, um espaço de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará (localizado à Rua Dragão-do-mar, 81 - Praia de Iracema). Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, bem como serve de espaço para as manifestações culturais diversas. Com 33 mil metros quadrados de área, o Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade.
Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão-do-mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

 O CDMAC congrega vários espaços destinados à realização das mais diferentes atividades, onde o lazer urbano, a produção e difusão da arte e da cultura são o foco principal.
Nos seus quase 30 mil metros quadrados de área de convivência, inclui espaços como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, uma moderna sala teatro, duas salas de cinema, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e salas de aula.
Biblioteca Pública Menezes Pimentel: localizada no complexo de lazer e cultura do Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura, viabiliza a entrada dos visitantes por dois acessos, um pela Avenida Presidente Castelo Branco e outro pela entrada principal do Centro Dragão-do-mar. Importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e pesquisadores, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel possui um acervo composto por 70 mil volumes e 40 mil títulos. Dispõe do quarto maior acervo de Obras Raras do país, onde se destacam a coleção de jornais do século XIX e livros do século XV.Memorial da Cultura Cearense - MCC Dragão do Mar: A história, a arte e cultura popular do Ceará podem ser conferidas neste equipamento com 800 metros quadrados, divididos em seis salões.
Museu de Arte Contemporânea - MAC Dragão do Mar: ocupa 700 m² de área distribuídos em dois pavimentos com um total de onze salas de exposição. Oito delas com 8m de largura, 8m de comprimento e 5m de altura.
Planetário Rubens de Azevedo: construído com tecnologia alemã, está entre os mais modernos do mundo, é o único no Brasil a projetar o arco-íris, através de 20 projetores multimídia. Tem capacidade para 90 pessoas e apresenta três sessões diárias, proporcionando grandes espetáculos na observação detalhada de estrelas, planetas e galáxias. 

É também sob o planetário num bonito piso xadrez que manifesta-se a contemporaneidade da arte e cultura do Ceará através de apresentações semanais de dança e música de Rua. trata-se do "Planeta Hip Hop" evento permanente realizado em parceria com a OSCIP MH2O do Brasil e que leva ao grande público a arte e as ações sociais da juventude periférica do Ceará e do Brasil.A arquitetura do Centro Dragão-do-mar se caracteriza por suas linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos Delberg Ponce de Leongm seu entorno, uma série de bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros. Com suas linhas arrojadas contrasta com casarões do inicio do século.
 Mercado Central
O Mercado Central de Fortaleza é um mercado especializados em produtos artesanais. É gerido pela ALMEC, mas é de propriedade da Prefeitura de Fortaleza e está localizado no Centro da cidade ao lado da Catedral de Fortaleza e da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção tendo sido construído ao lado da margem esquerda do Riacho Pajeú.
 A hisória do Mercado Central começa em 1809 com a autorização da Câmara Municipal para a construção, em madeira, do mercado que a funcionou inicialmente para o comércio de carne, fruta e verdura. Em 1814 as instalações foram demolidas e um novo prédio foi erguido com a denominação de "cozinha do povo".
No século XX, em 1931, o comércio de carne, fruta e verdura foi proibido dentro do prédio, e as instalações foram ocupadas por produtos utilitários e decorativos feitos artesanalmente.
Várias reformas foram realizadas, mas em 1975 o mercado foi totalmente modificado, reinaugurado ocupando um espaço de 1.200 metros quadrados. O mercado então tinhas corredores estreitos e muitas lojas de confecção, renda de bilro, redes, cerâmicas, e todo tipo de artesanto produzido no Ceará. Nessa época o turismo ganhou grande impulso e o Mercado Central se tornou uma atração da cidade.
Depois de muitos anos sem reforma, já na década de 1990 As instalações estavam precárias e o prédio corria risco de incêndio. Nesse contexto de exigência de reformas e o aumento da demanda pelos produtos do mercado que já estava saturado, um novo mercado foi concebido. Nesse momento a administração do mercado foi passada para a Associação dos Lojistas do Mercado Central (ALMEC) pela lei Nº 8073, de 21 de outubro de 1997. No dia 19 de janeiro de 1998 foi inaugurado o novo prédio do Mercado Central de Fortaleza projetado pelo arquiteto Luiz Fiúza.
O Novo Mercado Central abriga 553 boxes e 18 banheiros, distribuídos em 5 pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento compreendendo área total de 9.690,75 m².

 Feirinha da Beira Mar
A Feirinha da Beira-Mar, ou Feirinha do Náutico, é um dos pontos mais tradicionais de visitação de turistas. Está localizada no calçadão à beira-mar na Praia do Meireles, em frente ao Clube Náutico; pode ser acessada a pé por aqueles que estejam hospedados em Iracema, Mucuripe ou Meireles.
A feirinha é composta de algumas centenas de pequenas barracas que são montadas e desmontadas todos os dias; as primeiras barracas começam a ser montadas por volta das 4 da tarde.
As barracas vendem uma imensa variedade de peças. Redes, quadros em madeira, pinturas, cerâmica, comidas e bebidas típicas, bijuterias, camisetas e outras peças de vestuário, brinquedos, pedras, etc. Os preços em geral já são razoáveis (pois a concorrência é grande), mas é sempre possível pechinchar. 

 Praia de Iracema
A Praia de Iracema é uma praia em um bairro brasileiro localizada na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Seu nome vem do personagem Iracema que dá título ao romance do escritor cearense José de Alencar.
Segundos os mapas holandeses de 1649, foi neste local onde os índios Potiguara encontravam-se quando Matias beck e sua frota chegaram a Fortaleza.
Neste até os anos 50 do século XX, situava-se a Área Portuária de Fortaleza. Esta área foi restaurada, revitalizada e transformada no Centro Cultural Dragão do Mar.
É um bairro nobre de Fortaleza, próximo ao centro da cidade e no qual localiza-se o Seminário da Prainha. Possui várias boates , hotéis a beira-mar e centros de lazer.

Praia do Futuro
É uma das mais conhecidas da cidade de Fortaleza, capital do Ceará, no nordeste brasileiro. Os atrativos dessa praia são a excelente infraestrutura, os serviços ao redor, a história e o tamanho de sua orla.