Praia do Preá, vila de pescadores, fica logo na entrada do Parque Nacional de Jericoacoara, com menos de 10 mil habitantes, está localizada no coração do Ceará. A pequena e famosa Praia do Preá, se desenvolve cada vez mais em infraestrutura e em turismo ecológico, que atualmente vive da extração da pesca. O mar de Preá é rico em pescados e crustáceos e abastece todas as Pousadas e Hotéis da região.
O turismo tem mudado a vida de vários nativos da região desde 1997, com a chegada dos Kitesurfistas, que atualmente são guias de turismo, bugueiros e tem muito prazer e orgulho em mostrar a região para os visitantes. Como o Franscisquinho que vive em Preá, figura ilustre e admirado pela sua determinação, agora conhecido entre todos, e que era analfabeto e tinha vergonha de dizer que não sabia escrever e ler, mas tinha muito orgulho em falar para as pessoas como a Praia do Preá tem mudado sua vida e sabe na ponta da língua os melhores hotéis, pousadas e a historia da Praia do Preá. O Franscisquinho hoje terminou seus estudos e ainda arranha em Inglês, Espanhol e fala que foi com muito esforço e garra que venceu as dificuldades. Uma coisa é certa, diz o Franscisquinho, que é autodidata, que o sonho dele foi realizado.
O nome Preá está relacionado a pequenos predadores parecido com ratos que atualmente está quase extinto com o crescimento da população. Os pescadores se assustavam de tantos Preás que saltavam em sua frente e daí em diante o nome nunca mais saiu da mente dos guerreiros e aventureiros do temível e famoso mar de Preá.

 Por volta de 1960, chegaram os primeiros habitantes na Praia do Preá e mantinham a atividade da pesca e suas casas eram de taipas e palhas, comum na região. Os primeiros barcos utilizados para a sobrevivência dos pescadores e suas familias eram pequenas jangadas à base de garrafas de plástico e isopor e sem qualquer proteção. Mesmo assim, os pescadores enfrentavam os bravos mares e fortes ventos para ganhar o pão de cada dia. Hoje estes barcos tiveram um "upgrade": lanchas e canoas a motor, com GPS viabilizando a captura do pescado. São mais de 20 km de areia branca e dunas entre o Parque Nacional de Jericoacoara e Barrinha que também é uma vila de pescadores. Entre as dunas são formados pequenos riachos que no período de chuva, as lagoas pedem licença para ficar e oferecer uma água cristalina que segundo opiniões dos visitantes é igual aos Lençóis Maranhense.