Destaca-se por seu passado histórico onde serviu de prisão para os holandeses e por suas construções modernas. Possui hotéis, pousadas e restaurantes, oferecendo ao visitando uma boa infra-estrutura. Tem fonte de água natural e ambiente predominado pela natureza. Distâncias de 17 km da Sede do Município e 5 km da Sede do Distrito de Jacaúna (Iguape).
Contam os nativos que no final do século dezenove, foi preso e aportado nesta praia um navio provavelmente da época da invasão dos holandeses, ficando então conhecida, como Praia do Presídio. Existe uma probabilidade acentuada de veracidade para tal história, pois na época da invasão, a Capital do Ceará era Aquiraz, e o porto era no Iguape.
A Praia do Presídio oferecia, e ainda oferece, um ambiente propício para sobrevivência em condições de extrativismo; com fartura de sombra, água de fontes naturais e recursos naturais como peixes, frutos e caça. Em 1985, a urbanização da praia a tornou ainda mais bela, principalmente pela ausência de poluição e pic-nics. A Praia do Presídio tem dois quilômetros de extensão.